quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Iniciada campanha de vacinação de cães e gatos no Maranhão


Atenção donos de cães e gatos! Foi iniciada no último sábado (28) , o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal e se estende até o dia 30 de setembro. A campanha é realização da  Secretaria de Sáude do Maranhão em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias municipais de saúde.
A ação se destinada a cães e gatos em todos os 217 municípios maranhenses. A campanha tem por objetivo principal eliminar os casos de raiva humana, oriundos da raiva felina e canina, vacinando 100% de, aproximadamente, um milhão de animais, sendo cerca de 700 cães e 300 gatos
A vacinação é indiscriminada e que deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal anterior. Os cães e gatos primovacinados (primeira dose) devem tomar um reforço vacinal com 30 dias.
A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%. A doença é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. A transmissão ocorre através do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico.
Blog CarosFelinos com informações Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário