quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Operação Resgate


Na última quinta-feira, 26, aconteceu algo inesperado na minha humilde vida. Acordei no horário exato para alimentar minhas duas gatas, Lolla, 5 meses e Doroty, uma fêmea adulta, com uma média de 2 anos, quando recebi a triste notícia. Então fui checar para saber se a fonte era, de fato, confiável ( não abro mão deste dever de Jornalista mesmo nas horas vagas). Então foi confirmado... Um filhote de gato siamês, com uma média de 7 meses, magro e tomado por sarnas gritava no meio da rua como se pedisse ajuda. E realmente pedia. Foi automático, coloquei água e comida na porta de casa. A vontade que tinha era de deixar entrar e cuidar até que melhorasse, mas pensei nas duas (Lolla e Doroty) na gravidade do problema caso fossem retransmitidos. Fui obrigada a deixá-lo onde estava e simplesmente ignorar (?). Então, segui minha rotina e fiquei pensando no resultado da minha ação, ou melhor, na falta dela.
Passada algumas horas insisti e fui vê-lo novamente. E ela estava ele no mesmo local. Não pensei duas vezes e decidi acolhe-lo mesmo sabendo dos desafios e riscos que corria. Levei até a clinica de um amigo, Veterinária Santos, no Maranhão Novo, que é veterinário  e também apaixonado por animais, que constatou a gravidade do caso. Ao ser examinado, foi  constatado a perda de peso, desidratação, fezes ressecadas nos intestinos e sérias lesões devido a coceira, e muito, mas muitos ácaros provenientes da Sarna. Não posso negar o quanto fiquei tocada com a situação.
Quantos cães e gatos estão vivendo em situação de total abandono, sem cuidados, e principalmente, sem donos. Infelizmente essa é a realidade em várias cidades brasileiras que não contam com políticas públicas necessárias para centenas de animais abandonados a mercê de doenças provenientes da falta de zelo. Sem mencionar de irresponsabilidade dos ‘donos’ que abandonam seus animais de estimação após perceberem que estão doentes ou não são mais úteis para o trabalho ou, simplesmente, para ser considerado um amigo.
Me estendi mais do que queria,  mas este é um desabafo de uma pessoas que se preocupa com esses pequenos seres que tem vida e que merecem respeito, assim como nós humanos merecemos, e que luta – com os recurso que tenho, como a liberdade de expressão -  um pouco mais por eles tenho certeza que não faz mal a ninguém.
É uma pena que não tenho fotos do momento do resgate, pois levei na mesma hora para clínica. Essas são imagens após dois dias de internação.
Formação de crostas devido a contaminação da sarna




Após receber medicações na clínica


Lesão profunda devido a coceira da Sarna






Nenhum comentário:

Postar um comentário